PLURAL conquista a certificação ISO 14064-1 – Gases do Efeito Estufa

Junho, 2011

A PLURAL, maior indústria gráfica da América do Sul, conquistou no final do mês de maio a certificação ISO 14064-1 – Quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa. A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, que comprovou que o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da PLURAL segue as especificações internacionais.

A ISO 14064-1 estabelece normas para quantificação, monitoramento, verificação e validação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Estar de acordo com estas normas demonstra o comprometimento da PLURAL com a preservação do meio ambiente, de forma consistente e transparente.

Redução de GEE´s

O desenvolvimento e a implementação de estratégias para redução e remoção de gases do efeito estufa já estão sendo colocados em prática pela PLURAL.

No início deste ano, a PLURAL substituiu o combustível GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) pelo Gás Natural no processo utilizado nos fornos de todas as máquinas rotativas do parque gráfico.

Devido à sua composição, o Gás Natural produz queima limpa e uniforme, com menor quantidade de fuligem e particulados. Esta ação resultará na significativa redução de 19,81% de gases de efeito estufa no escopo 1 da produção da gráfica.

Durante quatro meses, os profissionais da PLURAL trabalharam na implementação do sistema do novo gás. Com alto investimento, cerca de um milhão de reais, a empresa está empenhada em manter sua produção limpa.

Em 2010, elaborou e publicou o seu inventário de GEE junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, recebendo da instituição o Selo Prata de transparência e integralidade nas informações divulgadas. Agora, após ter submetido seu inventário à verificação de terceira parte, a PLURAL poderá ser reconhecida pelo Programa com o Selo Ouro.

A PLURAL é a primeira gráfica com rotativas no estado de São Paulo a conquistar a certificação ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

Desde a sua fundação, a PLURAL adota um comportamento ambiental responsável, apoiando e desenvolvendo ações socioambientais.


Clique na imagem para ampliar

 

___________________________________________________________________
A PLURAL é certificada FSC e Cerflor / PEFC, garantia de que o papel utilizado em seu processo produtivo advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, além de ser líder nacional em implantação de tinta ecológica Agri-Web™ elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis.


voltar
home